quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Cavalos Marinhos


Mais um herceptin... esperei 1 hora, mas lá dentro o tempo passou rápido.

Agora uma coisa linda: CAVALOS MARINHOS! São os animais mais lindos.
A minha tese de mestrado estava para ser sobre essas criaturas lindas, então tive a oportunidade de ver e estudar durante uns largos meses esses animais. Infelizmente, a coisa não deu certo, os cavalos apanharam uma doença e eu não consegui concluir o trabalho. Mas não me esqueci. Assim que puder, voltarei ao meu material de estudo preferido.

Os cavalos-marinhos são peixes particularmente interessantes e peculiares. Entre as suas singularidades, incluem-se a forma única do corpo, o modo invulgar como nadam – na vertical – e a sua biologia reprodutiva - é o macho quem incuba os ovos.
Actualmente existem cerca de 35 espécies de cavalos-marinhos com uma extensa distribuição mundial. São tipicamente costeiros e habitam as águas calmas de mares tropicais e temperados de África, América do Norte e do Sul, Europa e Austrália. Vivem associados a recifes de coral, a fundos povoados por algas ou a mangues.
A biologia reprodutiva dos cavalos-marinhos é absolutamente fascinante e única. São os únicos animais conhecidos em que é o macho a ficar “grávido”. Como se poderá definir esta “gravidez”? Durante a época de acasalamento, desde o início da Primavera até ao Verão, os cavalos-marinhos machos movem-se para as águas pouco profundas próximo da costa e aí estabelecem o seu território. As fêmeas movem-se pelos territórios até escolherem um potencial companheiro, através da apresentação, por parte destes, de rituais de corte e de “pistas” visuais e químicas. Uma vez escolhido o parceiro permanecem juntos durante a época de acasalamento e muito provavelmente durante toda a sua vida.

Uma curiosidade: Hippocampo pode ser o nome de cavalo marinho bem como a do ser mitológico, metade cavalo, metade peixe, com o mesmo nome.

Sem comentários: