sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Aquela Angola

Hoje quando ia a caminho do IPO para a fisioterapia, ouvi uma música na RDPAFrica, que me fez recordar muita coisa dos meus tempos de infância e não só. A música está depois do texto (com algumas imagens de Luanda que acrescentei), é um semba (estilo musical angolano) cantada por dois grandes cantores de Angola: Paulo Flores e Carlos Burity. Pois é, voltando às recordações, viajei no tempo, voltei há uns 15-20 anos, e recordei as chamadas "festas de contribuição". Eram festas feitas essencialmente em quintais, em que cada um contribuia com alguma coisa. Geralmente, as mulheres tratavam da comida e os homens da bebida. As famílias juntavam-se no quintal, punha-se música e farravámos pela noite dentro. Naquele tempo (anos 80), havia recolher obrigatório, ou seja, era proibida a circulação de pessoas entre as 24 e as 6 da manhã, e por essa razão, essas festas começavam um pouco antes da meia noite e iam pela noite dentro. Talvez por isso, até hoje, as festas começam sempre tarde! Habituámo-nos a isso!
Mas não havia festas de contribuição apenas com mais velhos. Nós, os miúdos também organizavámos as nossas festas. Lembro-me tão bem disso, com a organização a dividir a multa (o que cada um levava) pelas pessoas, e como quase sempre, com os meninos encarregados pela gasosa. Na maior parte das vezes, eu levava enroladinhos de chouriço, feitos por mim. Os meus pais levavam-me um pouco antes da meia noite e às 6 da manhã, lá estavam novamente eles.
Eram tempos complicados, com muito pouca coisa (e agora se calhar menos!), mas mesmo assim, havia sempre disposição e vontade para juntar o que fosse e fazer a festa. Naquele tempo as pessoas estavam mais disponíveis para os outros, talvez... alguma coisa mudou na sociedade angolana (e não só) e estes pequenos convívios têm vindo a desaparecer, com muita pena minha.
Das festas de contribuição, resta-me a saudade... Saudades de tantas coisas: de brincar na rua e ficar toda encardida e apanhar um bafo da minha mãe (os meninos agora não têm rua para brincar, tá cheia de carros!), de descer pela barroca com as minhas amigas Bela e Solange, de fazermos uma festa na rua no dia do natal. Sim, é verdade, depois da meia noite (já foi depois da altura do recolher) faziamos uma festa na rua, com direito a música e iluminação. Bons tempos que não voltam, mas que me considero uma felizarda por os ter vivido, felizarda por fazer parte da geração pós independência, altura em que os nossos pais tinham muita esperança no futuro e transmitiram-nos essa esperança, a amor pela bandeira e pelo país.
E como sou optimista, continuo a acreditar em Angola e nos angolanos!


Tenham um óptimo fim de semana e muitos beijos!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Bom fim de semana

Hoje fui à defesa de doutoramento de um colega meu da Faculdade de Ciências de Luanda. Correu muito bem, foi super elogiado pelo júri. Fiquei super feliz. Foi muito bom, pois estive com alguns colegas de lá, incluindo a minha chefe, que é um amor. Deu para matar um pouco das muitas saudades que tenho do meu trabalho, daquele nosso cantinho no departamento de biologia.
Segunda feira vamos estar novamente juntos, pois começa o III Congresso de Biólogos da Ordem dos Biólogos. Ao fim de 1 ano parada, os três dias neste congresso também vão ser bem fixes, estar novamente em contacto com a biologia, estar com pessoas da área. Enfim, sair um pouco da vida de hospitais, consultas, exames e raios que os partam!!
Vou amanhã para o Porto. O meu afilhado, o Tomás faz 2 aninhos :-). Ele é tão lindo. Depois ponho aqui uma foto do meu menino. Quero ver se faço uma visita à nossa Aida no domingo. Tenho saudades da menina do norte.
Bem, aproveitem bem o fim de semana, com ou sem chuva, e já sabem: PORTEM-SE MAL!!!!

Beijos grandes

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mais uma amiga do peito

Meninas, conheci hoje a Imel, e foi por acaso. Encontrámo-nos nas escadas do IPO, eu a subir e ela a descer. Foi engraçado, pois assim que olhámos uma para outra, dissemos logo o nome da outra. Linda, linda, a nossa amiga.
Anda nervosa por causa da "coisa" no fígado. Foi lá ter com o Dr. Bívar, mas não conseguiu. Depois dali, ia para o Amadora/Sintra ter a consulta, onde saberia os resultados das análises. Imel, querida, vai correr tudo bem contigo. E não te esqueças: ESTAMOS SEMPRE AQUI PARA TI!
Muitos beijinhos

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Parabéns, Mami!

A minha linda mãe faz anos hoje. Tá sozinha em Luanda, mas ela sabe que eu e o meu pai estamos sempre com ela. Tá quase, mãe. Logo, logo, tens-me aí contigo.
Agradeço-te pelo teu amor incondicional, pela força e suporte que tenho sempre de ti. És linda e és minha mãe!

E as coincidências são giras, então, aproveito para deixar também parabéns à nossa linda amiga Manuela, do blog É só mais um bocadinho. Muitos parabéns, minha amiga do peito.





Grandes beijocas às duas.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Bom fim de semana

Deixo-vos esta música e desejo que tenham uma fim de semana cheio de amor.

Beijinhos grandes

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mais um dia 13 que correu bem

Pois é, o dia 13 continua a acompanhar-me nesta fase da minha vida.
Faz hoje 1 ano que fiz o primeiro tratamento de quimioterapia. Fui apanhada de surpresa, pois foi também a primeira consulta de Oncologia, onde a minha médica me disse que começava nesse mesmo dia a quimio. Fiquei com uma cara de susto, claro, mas aquela mãozinha da minha mãe no meu ombro, acalmou-me logo. Correu bem esse tratamento e os outros 7 que fiz. Nunca tive os níveis de glóbulos brancos baixos e os efeitos secundários foram mesmo secundários, apenas com algumas dores nos músculos com o segundo medicamento de quimio, mas foi tudo bem suportado por mim.
No dia 13 de novembro fui operada e tudo correu bem. Tive dores, claro, mas umas semaninhas depois, já andava eu bem, a retomar a minha vidinha.
E hoje? Hoje comecei a fase da reconstrução dos mamilos. Fui chamada por volta das 9:30 e às 10:30, já estava eu cá fora. Tudo correu bem como previsto. Daqui a uma semana volto para o penso, para verem os pontos. Essa é a parte mais chata disso, lá vou eu voltar a tomar banho a gato :-)
Que todos os dias 13 sejam assim...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Madeira

Deliciem-se com a Madeira!

Beijos

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Uma semana na Ilha da Madeira


Adorei, adorei, adorei! Foi a terceira vez que lá estive, mas todas as vezes parecem sempre a primeira vez.
Esta teve um gosto especial, pois fui com o Ricardo e porque era carnaval... ou seja, FARRA!
Apanhámos um tempo fabuloso, com temperaturas no Funchal a rondar os 23 graus, um sol magnífico, enfim.... tudo maravilhoso.
Agora posso dizer que conheço a Madeira, no verdadeiro sentido da palavra. Passeámos por todo o lado, ora sozinhos, ora com a Natacha e o Roberto. Aliás, só tenho a agradecer a este casal maravilhoso. Receberam-nos muito bem, sempre preocupados connosco, foi mesmo fixe passar estes dias com eles.






A vista é tão linda.... :-)









Olhem-me para estes dois! Quem é quem?! Heheheh!







Casal maravilha... e a vista?! Ui, que até falta o ar!






Prometo fazer um filme com mais fotos. Preciso é de tempo.
Beijocas