quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Cuidado... é noite de bruxas

Hoje fui à consulta de anestesia. A médica viu as análises, mediu-me a tensão e apanhei um susto. Tinha 15,8/11!. Acho que era da tensão, da ansiedade dos últimos dias, pois à tarde voltei a medir e já estava bem. Agora tou à espera que me chamem para a cirurgia. Acham que demorará muito tempo?

Hoje vou jantar com umas grandes amigas. Ha, pois, a Loulou vai para a night! Tou mesmo a precisar de um jantar de gajas! Hehehe! Gaja que é gaja, gosta mto de farra!



Bom feriado a todas e muitos, muitos beijos.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Comemora-se em todo o país o dia nacional da prevenção do cancro da mama.É uma das mais graves ameaças à vida e saúde das mulheres. Em Portugal são diagnosticados cerca de 3500 novos casos.
O papel da prevenção reside fundamentalmente no diagnóstico precoce, pois o processo causador da doença é muito complexo e são responsáveis não apenas um factor, mas sim múltiplos e variados factores que nos rodeiam.
O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental para a cura da doença.
Assim as recomendações mundiais assentam unanimemente na realização periódica de Mamografias , para que em casos desenvolvimento de um tumor, o diagnosticado se faça numa fase muito inicial e curável.
Geralmente o cancro da mama é traiçoeiro no seu desenvolvimento, não dá sintomas e só mais tarde pelo seu crescimento agressivo vai envolvendo as estruturas vizinhas e torna-se palpável.
Assim, alem da Mamografia, o auto-exame mamário realizado pela mulher é fundamental para conhecer a forma da glândula e detectar alguma alteração e procurar o sem médico de imediato.
A idade de início de Mamografia para um verdadeiro rastreio de mulheres sem sintomas deverá ser iniciado aos 45-50 anos e periodicamente.
Há famílias, onde se assiste a cancro da mama que atingem vários membros assumindo características específicas devendo todas as mulheres serem submetidas a rigoroso controlo mais periódico ou realização de testes genéticos.
A mensagem fundamental é diagnosticar cada vez mais cedo, para a cirurgia realizar a cura do cancro.
Muito se tem progredido nos diagnósticos precoces mas estamos ainda longe de atingir o ideal.As campanhas de sensibilização para o rastreio, mesmo com a convocação das mulheres oficialmente para o efeito, apenas colaboram cerca de 60%. Contudo, graças aos rastreios cada mais divulgados, tem aumentado o diagnóstico de tumores mais precoces.
Nestes casos, é actualmente possível realizar cirurgias menos agressivas e não mutilantes para a mulher.Estamos na era da cirurgia minimamente invasiva, isto é, a cirurgia que poupa a glândula mamária.
A evolução da técnica na Cirurgia do Cancro da Mama levou a introduzir recentemente uma nova metodologia na abordagem cirúrgica.Esta nova era na Cirurgia do Cancro da Mama merece uma divulgação desta nova tecnologia com processos técnicos inovadores menos invasivos, menos mutilantes, com uma melhor qualidade de vida no pós-operatório, redução do tempo de internamento e das consequências crónicas induzida aos doentes pela mutilação agressiva.
Actualmente uma mulher com um diagnóstico precoce, realizará a cirurgia mínima da mama e da axila com internamento de 24-48 horas podendo retomar a sua actividade regular.
O objectivo é pesquisar gânglios axilares durante a cirurgia, que não sendo ainda atingidos pela doença se evitem grandes agressões na axila desnecessários. É a cirurgia denominada de Gânglio Sentinela.Esta cirurgia é ainda apenas realizadas em alguns centros de referência de cirurgia de cancro, pois exige uma técnica especializada e uma equipe de vários especialistas envolvidos com experiência.
Assim a cirurgia permanece o mais efectivo tratamento do cancro da mama e continua a ser cada vez mais a realização da cirurgia conservadora ao longo deste últimos anos, e será cada vez mais realizada quanto mais precoce o diagnóstico for realizado.

Texto: Dr. Fleming de Oliveira

Director do Departamento de Cirurgia

Director da Unidade de Patologia Mamária

Hospital Pedro Hispano - Matosinhos

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Flores para todas nós

Para alegrar a semana, cá vão umas lindas flores
para todas vocês, amigas do peito e do coração.



Grande beijoca, e toca a VIVER!

domingo, 28 de outubro de 2007

Lisboa, menina e moça

Não é a minha terra natal, mas podia ser... sinto-me bem nela e adoro-a!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Um óptimo fim de semana a todos

Desejo-vos um óptimo fim de semana, com muito descanso, mas também com muita farra!!

Hoje correu tudo bem. Em 2 horas, estava despachada dos exames todos! Foi mesmo bom! Eu mereço!


Beijocas a todas

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Consulta de cirurgia

Amigas (0),

Já voltei da consulta de cirurgia. O médico explicou-me quais as possibilidades para a intervenção. Então será assim (às vezes há mudanças na altura da cirurgia): na mama que tem a lesão, deverão utilizar o músculo das costas (reconstrução com retalhos de musculatura dorsal), e se for preciso, colocam uma prótese definitiva. Na outra mama, colocam um expansor, que ao fim de 1 mês e meio, é retirado para se colocar a prótese definitiva.
O cirurgião e o cirurgião plástico acham melhor assim para não se tornar uma intervenção tão longa e invasiva, evitando hemorragias e isso. Mesmo assim, será de pelo menos uma manhã inteira, e por essa razão, ainda não sabem bem o dia. Ligam-me a dizer.
Sai de lá animada e com muita confiança no médico. Gostei mesmo muito dele. É muito simpático e preocupado. Ainda me esteve aqui a pintar e a tirar umas fotos para estudar mais a coisa.

Vou agora almoçar e depois descansar um pouco. Às 4:30 tenho herceptin.

Obrigada a todas pelo carinho. Como disse a Aida, tb vos quero para sempre.

Um grande beijo

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Uma semana cheia




Como prometido, deixo aqui o calendário (cheio!) para esta semana:

4ª feira (24) - consulta de oncologia (11h20)
5ª feira (25) - consulta de cirurgia (9h00) e herceptin (16h30)
6ª feira (26) - exames (Rx e ecocardiograma) e análises.

É a semana das decisões, dos preparativos, assim espero. Mais um passo para fritar este bicho feio e mau. Como a nossa Manuela diz, é mesmo só mais um bocadinho. É altura de carregar baterias e enfrentar tudo. Estou preparada, eles que venham!
Uma boa semana a todos e muitos, muitos beijos.


sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Bom fim de semana


Desejo a todos os meus queridos visitantes um óptimo fim de semana!
Beijocas a todos

Miminhos para a Carla

Mando-te daqui de Lisboa muitos beijinhos e abraços. Sabes que estamos sempre contigo!
GAJA QUE É GAJA, LUTA ATÉ AO FIM, CARAGO!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Prendinhas da Catarina


Hoje recebi umas lindas prendas da minha linda amiga Catarina (aquela que comenta aqui e no blog da Manuela). Mandou-me dos Estados Unidos prendas da Breast Cancer Foundation: um pijama cor de rosa fofo, uma caneca, uma pulseira rosa, umas canetas e pastilhas tic tac! Que forma linda que ela arranjou em doar para a instituição. Catarina, obrigada por tudo! Adorei, adorei! Que bom ter-te como amiga. Já lá vão uns anos, né?
E foi tão bom, porque não estava à espera e, ao fim do dia, quando chego a casa, encontro tudo isto.
Fui ao cinema com uma amiga de escola, a Kaká. Fomos ver o Fados. O filme é só música, mas tá mesmo muito giro.

Ontem andei em mudanças no meu quarto. A minha linda mami que pensa em tudo (como uma boa mãe que é), achou melhor eu ter uma cama maior, de casal, pois a minha era pequenita, e depois da operação, vou precisar de estar deitada num sítio mais confortável. Vai daí, comprámos uma cama gira, gira de ferro. É claro que comprei o resto para combinar: mesas de cabeceira, uma estante e umas prateleiras. O meu lindo Ricas montou tudo ontem até às tantas, excepto as prateleiras. Tá lindo o quarto. Comprei tb umas almofadas super giras e hoje a minha mãe comprou uns tapetes. Bem, só me apetece estar no quarto!

Espero que tenha corrido tudo bem com a nossa Carminho, e tb estou à espera de novidades da Carla de Beja. Tudo de bom para elas.

Beijocas a todos!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Rosas de Porcelana para a nossa Carmo




Estas lindas rosas de porcelana vieram de Luanda para mim. Ofereço-te as rosas, Carminho. É o ceptro ideal de uma rainha!
Lembro-me muito da nossa conversa naquele almoço de 1 de setembro. Senti em ti uma grande força, uma mulher determinada em vencer a doença. E é mesmo isso que tu vais fazer. Olha a tua amiga Isa, a Carla e todas as outras (e um pouco eu, porque já tou perto da cura).
A quimio? Podes passar bem essa fase, não se sabe. Eu passei muito bem, felizmente.
O cabelo?O cabelo volta e mais forte. Tou aqui com uma cabeleira!
Não te posso falar na operação, pois como sabes, ainda não fui operada. Será em breve também, mas tenho a certeza que tudo vai correr bem.
"Gaja que é gaja, luta até ao fim". Não te esqueças que podes contar connosco!
Grande beijo e muita, muita força! É só mais um bocadinho!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Um grande beijo à nossa Laura






Laura querida, um bom dia para ti. Mereces tudo na vida e a dobrar, amiga.

Obrigada por estares sempre aqui connosco.


Grande beijoca

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Um jantar tão bom

Ontem fui jantar fora com o meu Ricas. Fomos ao Afreudite, um restaurante ali para os lados da expô. Já não ia lá há uns anos e foi óptimo, como sempre.

Adoro o ambiente, só com velinhas, comida diferente (afrodiasíaca, dizem eles), um cenário mesmo giro.

No fim do jantar dão-nos sempre uns papelinhos para escolhermos e sai de lá um poema.



Ora aqui vai o que me saiu:



"É uma palavra curta, mas contém tudo:

Significa o corpo, a alma, a vida, todo o ser.

Sentimo-lo como sentimos o calor do sangue,

Respiramo-lo como respiramos o ar,

Trazemo-lo connosco ao mesmo tempo

que trazemos os nossos pensamentos.

Nada mais existe em nós.

Não é uma palavra; é um estado inexprimível

Designado por quatro letras..."



A minha mãe chega hoje! VIVA! Tou com saudades da minha mami linda. Desde maio que não nos vemos.



Quero deixar um grande beijo muito especial às minhas amigas do peito e do coração.



Beijocas gordas para todos os meus visitantes e um grande, grande fim de semana!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Tudo calmo e sereno


Olá meus queridos,
Quero em primeiro lugar, agradecer as palavras bonitas deixadas por todos vós. Emocionei-me muito em ler tudo aquilo que vocês escreveram e senti muito carinho e amor nessas palavras. Muito obrigada. É muito bom saber que em momentos dificeis da nossa vida, temos o amor e o carinho dos nossos amigos e familiares, e felizmente, eu não me posso queixar. Para além da família espectacular que tenho, dos amigos mais antigos, ganhei agora grandes amigas do peito e do coração. Sei que assim como eu estou para vocês, vocês estão para mim.
Passei muito bem o dia e acho mesmo que é o melhor para mim. "As soluções radicais muitas vezes são as únicas que resolvem os problemas, na política, na vida social, na vida pessoal", como disse sabiamente o meu lindo pai. Depois disto tudo, poderei ficar mais descansada, sempre alerta claro, mas mais descansada. O bicho vai-me deixar de vez, eu sei disso.
Agora mudando de assunto, fui ao cinema com o Ricardo. Fomos ver um filme sobre o Mandela na altura em que esteve preso. Aconselho a todos que gostam de cinema em irem ver o filme. Tá muito bonito e é muito, muito emotivo.
Voltei há pouco e agora, acho que vou jogar playstation!!! Bem, não estão bem a ver. Nunca me imaginei jogar futebol na playstation. Aliás, eu comprei o jogo para o Ricardo, mas estou mais viciada que ele. Como não há o campeonato português para eu puder jogar com o meu Sporting, estou a fazer a liga espanhola com o grande Barcelona. Tenho a dizer-vos que já fui campeã da liga e da taça! Uma PRO! Hehehehe!
Há outra novidade aqui para as bandas do Lumiar. Amanhã abre outro troço do eixo norte-sul, estrada essa que passa mesmo em frente à minha casa. Vai dar um jeitão, mas imaginam o barulho, né? Acho que vou ter que colocar vidros duplos. Eles andam aqui até esta hora a trabalhar, para amanhã estar tudo pronto para a inauguração.
Amanhã vou almoçar a um restaurante que gosto imenso, o Solar dos Presuntos. Está cá um amigo de família que me disse para escolher o restaurante, e eu, heheh, claro, escolhi esse! Hum, que já estou com água na boca...
Bem, chega, chega. Só vos queria acalmar dizer-vos que está tudo sob controlo. Uma rainha também vai abaixo, "mas a sua natureza real leva-as a viverem isso com o nariz para cima, a apontar o caminho e isso leva-as a vencer", como disse a nossa querida e linda Manuela.
Beijocas gordas a todos e não deixem de passar por cá! Tenho mesmo que ir... O Ricardo acabou de apoderar da playstation!!! ai, ai, ai. Temos guerra cá em casa!!!!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Júri decidiu...

Minhas queridas e meus queridos,
Já fui à consulta de grupo e já sei o que se passará comigo nos próximos tempos. Vou mesmo ser operada, como sempre se pensou... estava à espera dessa decisão, pois o meu caso é grave, um tumor muito agressivo, e não podemos andar aqui com paninhos quentes. Farei uma mastectomia radical (ai que custa escrever isto). Sou sincera, está a custar-me escrever isto. Aliás, este deve ser o post que me mais me custou a fazer.
Quanto à decisão, como disse anteriormente, eu já sabia que se fosse para ser operada, seria esse tipo de operação. Já andava a mentalizar-me para isso. Nunca é fácil ouvir isso da boca do médico, mas o cirurgião hoje foi um querido, um amor de pessoa quando me deu a notícia. Tinha comigo o meu mais que tudo, o Ricardo, que ajudou bastante naqueles minutos dentro do consultório.
A outra notícia é que me abalou mais, mas eu sei que é para o meu bem e para me pôr boa. Custa muito escrever, mas é assim: também vou tirar a outra mama! É que há uns meses, também tinham detectado uns nódulos nela, mas a ressonância não encontrou nada de específico e os médicos não querem arriscar. Nem sei como aguentei estas emoções todas lá dentro, mas mantive a calma e conversei muito com o cirurgião. Em principio, saio de lá já com essa mama (a suposta boa) fina e a outra vão-me pôr ou o expansor ou mesmo algo definitivo. Esses detalhes, saberei no dia 25 de outubro, data em que tenho consulta de cirurgia.
Deverei ser operada logo no inicio de novembro, dependendo do estado da minha pele por causa da radioterapia.
Foi mesmo um dia de grandes decisões e de grandes emoções, mas cada vez mais me convenço que sou uma mulher de fibra e que vou vencer isto tudo! É claro que volta e meia me pergunto porque é que me aconteceu isto, o que fiz para merecer isto, mas logo, logo, esses pensamentos desaparecem e olho em frente, e vejo que sou muito nova e que tenho uma vida toda pela frente.
Quero aqui agradecer a vocês todos o vosso carinho, amor e amizade. Sem vocês, isto tudo seria muito mais complicado e doloroso.

Um grande obrigada e muitos, muitos beijos gordos!

sábado, 6 de outubro de 2007

Ó pá eu!





O casamento foi muito giro, com muita boa disposição e farra! Também não podia ser diferente... um casamento de angolanos é sempre assim, hehehehe.





Ficámos lá até à 1 da manhã. Hoje estava com uma preguiça, mas lá fui para a última sessão de radioterapia. Agora vou descansar mais um pouco, pois preciso de carregar energias para o resto.







Estava gira, não estava?! E já tenho pestanas para usar rímel! Heheheh.

Um grande fim de semana a todos e muitas beijocas gordas.









quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Decisão terapêutica na 2ª

Hoje fui fazer a radioterapia e depois tive consulta a seguir. A médica disse-me que a lesão diminuiu muito, mas que ainda sente alguma coisa. Disse-me também que o efeito da radioterapia não é imediato, e que pode extender-se por 2 meses. Há dois caminhos a tomar: fazer mais radioterapia na zona ou operação. Conclusão: vou à decisão terapêutica na 2ª feira. Fico contente por estar a correr bem e as decisões estarem a ser rápidas. Agora é controlar a ansiedade e esperar por 2ª.
O herceptin correu bem, sem muitas secas e lá foi mais um...
Estive a dormir, pois saio de lá sempre com um pouquinho de sono. Heheheh.
Agora outra coisa: alguém vai à caminhada rosa de amanhã?
Grandes beijocas a todos e obrigada pelo vosso carinho e apoio.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Fui à Medicina Nuclear

Hoje fui fazer novamente o exame ao coração na medicina nuclear. Periodicamente, preciso de fazer isso por causa do Herceptin, pois este medicamento pode ser tóxico para o coração. É claro que apanhei uma seca, não é? Mas isso já nem é notícia, hehehe.
Então este exame, que se chama ARNE, é um electrocardiograma, mas mais sofisticado, e somos injectados com uma substância radioctiva (ui, só brilho por dentro). Deixo-vos em baixo uma explicação que encontrei na wikipédia.


Angiografia de radionúclidos de Equilibrio (ARNE): é usada para avaliar a função ventricular, especialmente a do ventrículo esquerdo. O técnecio-99m é feito reagir quimicamente com a hemoglobina dos eritrócitos é injectado no sangue. Estes eritrócitos marcados espalham-se por todo o sangue da pessoa rapidamente o que torna possivel então fazer um filme do batimentos cardiacos a partir das emissões e avaliar a quantidade de sangue que permanece nos ventrículos aquando da sístole e da diástole (cálculo da fracção de ejecção). Estes filmes dão indicações sobre a performance cardiaca em casos de cardiomiopatias, valvulopatias e outros.

Uma coisa muito à frente, né? Tambem acho, hehehe. O que interessa é que o meu coração tá bom. É uma máquina!
5ª feira tenho um dia cheio: radioterapia, a última consulta de radio e para rematar: HERCEPTIN! o tempo passa rápido. Ainda parece que foi ontem que fiz o tratamento. Que bom...
A axila tá bem melhor. Realmente, o halibut é chatinho, mas muito bom.
Agora ando aqui às voltas porque vou ter um casamento na 6ª e não tenho nada para vestir! Ainda por cima, o tempo tá tão incerto que me complica tudo. Bem, preciso bater perna nos centros comerciais. Fazer o quê?!
Quem tiver alguma sugestão, que me diga, please!

Beijocas